segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Assembleia regional da 5ª APD


A assembleia regional da 5ª APD na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) reuniu aproximadamente trezentas pessoas representando todas as foranias da região. O encontro foi no sábado, 3 de setembro, de 13h às 17h, na PUC Contagem, com assessoria do padre Manoel Godoy.

O encontro teve início com um momento de espiritualidade conduzido pelo padre Fernando Geraldo, vigário da Forania Cristo, Luz dos povos. Ao final da oração, os participantes cantaram o hino temático da 5ª APD animados por padre José Gouveia, da paróquia Nossa Senhora do Rosário.


Antes de iniciar a apresentação das propostas e inspirações pastorais pelas foranias, foi exibido um vídeo sobre as etapas da 5ª APD que antecederam a assembleia regional. Produzido pela Pastoral da Comunicação da Rensa, uma das sequências da mídia exibiu fotos dos encontros nas paróquias, a primeira fase do recebimento das sugestões para
a espiritualidade encarnada, para a renovação da vida comunitária e para a inserção social da Igreja.

Após o vídeo, um representante de cada forania fez a leitura das sugestões dentro dos eixos temáticos da 5ª APD. O momento teve como sequência uma reflexão sobre as propostas que tiveram mais destaques e do resultado dos questionários sobre a ação pastoral da Igreja na Arquidiocese de Belo Horizonte. A reflexão foi orientada por padre Manoel Godoy.


Os trabalhos em grupos para apresentar sugestões que nortearão a ação evangelizadora e pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte nos próximos quatro anos, foram orientados pelo vigário episcopal, padre Jerzy Wydrych. A assembleia foi dividia em dez equipes, que, em diferentes salas, refletiram novamente sobre as propostas das foranias e encaminharam suas proposições para votação.

As propostas apontaram para a necessidade de mais formações entre os leigos, para a reestruturação de pastorais, entre elas a Familiar e da Juventude, e para o investimento nos grupos de fé e política. Ao todo, foram encaminhadas para a Arquidiocese de Belo Horizonte quinze propostas para a Espiritualidade Encarnada, a Renovação da Vida Comunitária e a Ação Social da Igreja.

A assembleia também indicou nomes para vigário episcopal do próximo triênio (2017-2019).


Confira as fotos do encontro em facebook.com/rensa.bh



Um comentário:

  1. Parabéns pra nossa amada Região episcopal que sempre cresce na evangelização em Cristo . Uma pergunta quais os nomes indicados para vigário episcopal ?,
    ASS: João Batista
    email: bast.joao2batista@gmail.com

    ResponderExcluir